Quem for à 25ª Feira do Livro de Canoas, que acontece de 20/06 a 04/07/2009, no Calçadão e na Praça da Bandeira de Canoas, vai poder conhecer, adquirir e curtir belos trabalhos de uma dúzia de escritores canoenses, abaixo relacionados, que estarão com novos lançamentos na feira, que é uma das mais importantes do Rio Grande do Sul.
Conto e Crônicas
ACE - Associação Canoense de Escritores - Contos e Crônicas uma coletânea que conta com a participação de 20 autores de Canoas e possui 184 páginas. A capa integra obra Calçadão do artista plástico canoense Voldinei Burkert Lucas. Estão entre os objetivos da ACE, congregar, estimular, pesquisar e difundir a literatura dos escritores de Canoas. Esta a segunda coletânea promovida pela entidade.
Vida em Prosa e Verso
José Anôtnio Rodrigues de Barros - A obra, de 120 páginas, uma coletânea de poemas, artigos, narrativas e crônicas, cujo contúedo relata a vida do autor em Portugal, sua terra natal, como também sua trajetória e vivências como imigrante no Brasil. O autor aborda também comportamentos sociais da comunidade canoense, traçando parâmetros e linhas comparativas das duas diferentes culturas. Esta é a primeira obra do autor.
Mariana
Jairo Luiz de Souza - Mariana (literatura infantil) é um livro de poemas para crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental, que visa desenvolver, além do gosto pela leitura, a apreciação pelo gênero poesia. Com 27 ilustrações internas, o livro objetiva aguar a imaginação e a criatividade dos pequenos, levando-os a colorir as imagens que acompanham os poemas. Técnico contábil e acadêmico da Faculdade de Letras, o autor possui vários livros publicados.
Simplesmente Poesia
Leandro Souza - Simplesmente Poesia (poemas), a primeira obra literária do jovem autor de 31 anos, graduando em Educação Física e instrutor de musculaçao. O livro, que possui 112 páginas, dividido em seis capítulos com os temas Brincando com Versos, Mulheres, Contemplando a Natureza, Aos Amigos com carinho, Viver e Amor.
Canoas em Crônicas
Roberto Pires de Rodrigues - Canoas em Crônicas é um livro de observação sobre a cidade, uma proposta de otimismo com relação a ela, um convite para a reflexão, para a cultura e o desenvolvimento intelectivo. O livro possui 104 páginas, com arte da capa sobre obra da artista plástica canoense Clarice Pires. Esta é a segunda obra do autor, administrador de tecnologias de informação e consultor administrativo.
Memria Aambeintal da Cidade de Canoas - Os Impactos do Processo de Globalizao a partir dos Anos 60
Nestor José Mayer - O livro de 144 páginas e é uma proposta contributiva para a construação de uma memória ambiental de Canoas. O objetivo é que, a partir desse estudo, os habitantes de Canoas conheam melhor a sua cidade, os agentes, as urgências e os impactos ambientais daí decorrentes. É a segunda obra literária de Nestor José Mayer, administrador de empresas, licenciado em História, pós-graduando em Memória Social e Identidades e em Psicologia Transpessoal.
Labirinto de Paixes
Valmyr Gomes Fernandes - Labirinto de Paixões (poemas) possui 92 páginas. Objetiva, além de divulgar o trabalho de escrita elaborado através de muitos anos pelo autor, incentivar a leitura e promover a apreciação pelo gênero poesia. Esta é a primeira obra do autor, aos 77 anos, aposentado e ex-vereador de Canoas.
Almanaque Canoas 2009
Francisco Antonio Pagot (Xico Júnior) - Este é o quinto trabalho literário do jornalista, radialista, historiador e acervista, e que trata sobre histórias de Canoas com formatação inédita, em tom didático e com ritmo lúdico, e já apresentada na postagem anterior.
IMPORTANTE: Não deixe de visitar a 25ª Feira do Livro de Canoas, um evento cultural, porém cheio de atrações as mais diferentes, além de ser um excelente motivo para um passeio pelo centro da cidade de Canoas.
Nota: Todas as obras aqui apresentadas, com exceção do "Almanaque Canoas 2009", foram produzidas com capas criadas por Paulo Möbus e Clara Forell, da TecnoArte, empresa de Canoas que é especializada em editoração, arte e assessoria cultural.
*** Clique nas imagens para ampliá-las.