quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Escritor gaúcho lança livro com processo inédito no Brasil


Diante do atual quadro de desapego e desinteresse pela leitura, em especial de parte dos adolescentes e adultos da primeira geração, o jornalista, radialista, acervista, historiador, poeta e escritor Francisco Antonio Pagot, que também é conhecido pelo pseudônimo de Xico Júnior, criou uma fórmula diferenciada e atrativa para fazer o lançamento do seu 7° livro, "JOVENS ANOS, BELOS DIAS".

O feito pioneiro em termos de Brasil, até onde se tem conhecimento, teve como marco a 10ª Feira do Livro de Niterói, na cidade de Canoas-RS quando, além de uma breve palestra explicativa, promoveu o lançamento do livro, com sessão de autógrafos, através da projeção de dois slideshows inéditos, devidamente sonorizados com sucessos musicais de época: um mostrando o livro na sua totalidade, página por página, enquanto que um segundo slide exibia fotos das personagens e da própria cidade. Fotos que foram resgatadas dos anos 60 e 70, depois de muitas e insistentes pesquisas e solicitações aos donos de arquivos familiares.

O trabalho de persistência foi compensador, pois resultou num livro de época com 232 página e inúmeras fotos, além de um conteúdo lúdico-didático sobre as múltiplas formas de passatempo e brincadeiras dos jovens adolescentes dos anos 60 e 70, portanto, essencialmente memorável, o que atraiu um excelente público à Praça Dona Mocinha e ao pavilhão onde se realizou o lançamento e a sessão de autógrafos, como comprova o vídeo acima.

E o que me deixa mais orgulhoso e satisfeito é que o lançamento aconteceu num sábado à tarde, numa Feira que teve pouquíssima divulgação, pois vem sendo organizada há 10 anos pela Associação dos Moradores do Bairro Niterói e apenas contou com o apoio (não confundir com financiamento) oficial, e o público presente superou todas as expectativas. Foi um verdadeiro prêmio que tive o privilégio de receber, junto com o reconhecimento da ABNIT, que é presidida pelo professor Valdir Dall´Agnol e conta com uma pequena, porém determinada equipe.

Me resta, com o ego estufado de alegria e satisfação pelo reconhecimento recebido, PARABENIZAR os denodados e determinados organizadores da Feira do Livro de Niterói. E, com certeza, na próxima edição lá estarei participando e prestigiando tão significativo evento cultural.
O excelente público que oportunizou ao escritor Francisco Antonio Pagot (Xico Júnior) tornar-se o pioneiro na forma de lançamento de livros no Brasil.
Contatos via e-mail: la-stampa@ig.conm. br
..

Nenhum comentário:

Postar um comentário