Livro "A Presença Afro - A Marca dos afrodescendentes em Canoas e no Brasil", de autoria da escritora Ancila Dani Martins, lançado na noite de 16 de maio de 2014. |
BIOGRAFIA
Natural de Flores da Cunha/RS e residente em Canoas a muitos anos, razão pela qual considera-se uma canoense, é licenciada em História, pela Unisinos, pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino e especializada em História do Rio Grande do Sul pelo CELES. Em São Paulo concluiu o Curso de Pastoral em Nível Superior pela Província Marista. Foi, ainda, aluna na Escola Superior de Guerra com ciclos de Estudos de Política e Estratégia e iniciou sua carreira de magistério em Vassouras, no Rio de Janeiro.
Em Canoas lecionou no CELES - Centro Educacional La Salle, no Colégio Cristo Redentor, na E.E.E. Médio Carlos Chagas e diretora da E.E.E. Médio André Leão Puente.
Foi também idealizadora e co-organizadora, em 2006, do livro "Nas Asas da Poesia", I Coletânea e Poemas dos alunos da EJA - SMEC/Canoas, resultado do projeto "Centenário de Mário Quintana", ministrando oficinas. Nos 50 anos do CSSGAPA - Cassino dos Sub-Oficiais e Sargentes da Guarnição Aérea de Porto Alegre (apesar de pertencer a Canoas), conquistou o primeiro lugar na categoria "poesia".
PROJETOS CULTURAIS E LITERÁRIOS: Por ocasião da Feira do Livro de Canoas 2008, Ancila Dani Martins lançou sua primeira obra "Expressando Sentimentos", publicada via PIC - Programa de Incentivo à Cultura 2007 e patrocinada pela SMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Também ministrou oficina de poesia em parceria coma Casa do Poeta de Canoas no Fórum Social Mundial em 2010. Nos seus últimos 20 anos como professora ministrou aulas na E.E.E Escola Margot Terezinha Noal Giacomazzi.
Participa e ministra oficinas de leitura, literatura, poesia em escolas da região, publica seus textos e poemas em revistas e jornais de Canoas, realiza a "Hora do Conto e Produção de Textos", participa da revista "Entre Verbo", tem participado de diversas coletâneas em Canoas, Porto Alegre e Bento Gonçalves. Foi selecionada pelo projeto Microcrédito 2009 pelo seu projeto "Calendário Histórico Cultural de Canoas" e lançou a segunda edição do Calendário em 2012.
Além do acima exposto publicou o livro "Quadrantes da Alma" com cerca de 50 textos dividido em diferentes enfoques e temas baseados em citações bíblicas e lançado na Feira do Livro de Canoas 2012, viabilizado através do programa de incentivo cultural Microcrédito 2001. A nova proposta da autora Ancila Dani Martins trabalho será o livro "Cachoeira de Cristais".
PRÊMIOS COMO RECONHECIMENTO: Foi reconhecida com o Troféu Destaque em Educação em 2007, coordenado pela 27ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação e o Troféu Paulo Freire 2011 como destaque na categoria Educação, promoção da 27ª CRE.
Além disso é membro da Casa do Poeta de Canoas e da ACE - Associação Canoense de Escritores